Cenas de desespero voltam a se repetir na zona rural de Apodi. Agricultores e criadores da região do Vale estão sendo vítimas constantes de ataques de cachorros soltos, muitos aparentemente com donos, mas que vagam sem controle pelas comunidades. Neste sábado (5), mais um caso foi registrado.
Um produtor rural da comunidade de Várzea, no Vale do Apodi, entrou em contato com o blog Apodi 360 para relatar o ataque brutal de um grupo de cães a um bezerro recém-nascido em uma propriedade vizinha. Segundo ele, o animal não resistiu aos ferimentos.
“Isso acontece direto. Quando os cachorros vêm pra cá, matam de 50 galinhas de uma vez, dois ou três porcos, ovelhas… Hoje mesmo estavam correndo atrás de uma bezerra minha que tem a perna quebrada”, contou o agricultor Mikael Fernandes, visivelmente revoltado.
Segundo o produtor, os ataques têm sido frequentes também nas comunidades da região, como Baixa Fechada, Carpina e outros. Os cães, segundo os moradores, muitas vezes vêm da cidade, são animais com dono, mas criados soltos, que invadem os sítios e se juntam em bandos para atacar.
“Tem dias que andam em rebanhos de até 30 cachorros pela comunidade. Eles atacam tudo o que veem pela frente. Quando tem cadela no cio, junta 10 ou 15 cães. Já teve caso de cachorro tentar atacar até gente. Você anda a pé e, quando cuida, estão vindo atrás da gente pra matar o caba”, relatou Mikael.
Um dos episódios mais revoltantes, segundo ele, ocorreu quando uma vaca estava em trabalho de parto e os cães esperavam o nascimento para matar o bezerro.
A situação tem causado pânico e prejuízos, além de levantar sérias preocupações com a saúde pública, segurança e bem-estar tanto de moradores quanto dos próprios animais.
Adicionar Comentário