Operação Fake Broker cumpriu quatro mandados de prisão e sete de busca e apreensão no Mato Grosso e em Santa Catarina.
Uma operação interestadual comandada pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte investiga um grupo suspeito de realizar golpes envolvendo anúncios falsos de venda de carros na internet. Os suspeitos são investigados por fraude eletrônica, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
A “Operação Fake Broker” foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (17) pela Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes Cibernéticos do RN e cumpriu sete mandados de busca e apreensão, sendo seis no estado do Mato Grosso e um em Joinville, Santa Catarina, em parceria com as policias locais.
Segundo a corporação, os investigadores apuravam inicialmente um golpe de cerca de R$ 50 mil envolvendo duas vítimas do Rio Grande do Norte.
No entanto, a polícia constatou que dois criminosos teriam movimentado quase R$ 3 milhões em um curto período de tempo. A delegacia ainda apura se há mais vítimas em outros estados do país.
As investigações tiveram início a partir da denúncia de uma vítima do RN que caiu no golpe em uma plataforma de vendas online.
Segundo a polícia, o grupo criminoso utilizava anúncios reais de veículos, que eram clonados e republicados em plataformas digitais, com valores abaixo do mercado para atrair as vítimas.
Após a demonstração de interesse, os suspeitos mantinham contato com os compradores por aplicativo de mensagens, enviando documentos falsificados e comprovantes adulterados.
Convencidas da veracidade do negócio, as vítimas realizavam transferências bancárias para contas vinculadas ao grupo criminoso, mas não recebiam o produto.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, foram apreendidos mais de 20 cartões bancários.
Adicionar Comentário