Ressaltando a importância da circulação democrática da informação pública, a senadora Zenaide Maia (PSD-RN) celebrou os 90 anos da Voz do Brasil, considerado o programa radiofônico mais antigo do mundo. Em entrevista ao próprio programa, a parlamentar rememorou sua ligação afetiva com o programa desde menina no sertão do Nordeste, quando seus pais paravam a rotina da casa para ouvir as notícias do Brasil e do mundo.
Confira a nota da senadora:
“A Voz do Brasil completa quase um século de contribuição ao Brasil no jornalismo, na cultura, na informação levada a todos os cantos deste imenso território. E esse veículo de comunicação, além de habitar nossa memória afetiva e nosso coração, segue vivíssimo dentro da casa dos brasileiros e das brasileiras, prestando um serviço público com qualidade extraordinária, de forma democrática, plural e furando todas as barreiras e dificuldades de acesso a áreas remotas.
É o que eu sempre digo: não adianta o Congresso Nacional aprovar leis e o governo investir no bem comum se a população não souber dessas ações. Sem a notícia, o cidadão não vai conseguir cobrar seus direitos, não terá como exigir que as leis sejam aplicadas na vida real. Informação é poder.
Minha família e minha vida são marcadas por uma relação de amor e vínculo com a Voz do Brasil, com aqueles locutores que anunciavam os grandes fatos que marcaram o Brasil e o mundo todos os dias.
Desejo mais muitos séculos para a Voz do Brasil, na qual hoje tenho a honra de, como senadora, falar para a população brasileira e do meu Estado, o Rio Grande do Norte. É impressionante como o novo povo nos ouve na Voz e sempre comenta comigo. O programa aproxima a população de seus representantes eleitos. Rendo, com alegria e agradecimento emocionado, todas as homenagens para o programa radiofônico mais antigo do mundo”.
Marco histórico
Há exatos 90 anos, surgia um marco na história da comunicação brasileira: o programa que hoje conhecemos como A Voz do Brasil. Criado em 1935, com a missão inicial de divulgar as ações do poder Executivo, incorporou notícias também dos poderes Legislativo e Judiciário e se reinventou com avanços tecnológicos, chegou à internet e pode ser ouvido em formato de podcast.
No ar desde 1935, quando foi criada no governo do então presidente Getúlio Vargas, A Voz do Brasil leva à população informações sobre as ações do poder público de segunda a sexta-feira. Foi batizada de Programa Nacional e da Hora do Brasil. Em 1962, o nome atual foi oficializado e 30 minutos de sua programação diária foram destinados às notícias do Congresso Nacional. Desse tempo, 10 minutos cabem ao Jornal do Senado com as votações e discussões.
Adicionar Comentário