O MDB do Rio Grande do Norte anunciou a filiação de mais dois deputados estaduais. Depois de confirmar, no início da semana, a chegada do deputado estadual Ivanilson Oliveira (que sairá do União Brasil), agora a legenda disse que vai filiar os parlamentares Dr. Bernardo Amorim e Ubaldo Fernandes – ambos deixam o PSDB.
Presidente estadual do MDB, o vice-governador Walter Alves disse que as filiações “reforçam o compromisso com o diálogo, a união e a construção de um futuro melhor para o Rio Grande do Norte”. Ele destacou ainda que as filiações de Dr. Bernardo e Ubaldo representam o retorno dos dois ao MDB – eles já foram filiados ao partido no passado.
“Reingressar ao MDB é uma decisão importante na minha trajetória política. É um partido que tem tradição, é respeitado em todo o Brasil e, no nosso estado, tem uma grande história de serviços prestados ao povo. Chego para contribuir e somar”, explicou Ubaldo Fernandes.
Bernardo Amorim explicou os motivos que o levaram a retomar a militância no MDB. “O MDB faz parte da minha história e da história política do nosso estado. É um partido que dialoga com a população e que tem raízes fortes no interior. Volto com a disposição de contribuir ainda mais com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, afirmou.
Carta de anuência
Por serem deputados estaduais, Dr. Bernardo, Ivanilson e Ubaldo precisam de autorizações dos seus partidos para trocar de sigla. A saída sem aval pode resultar na perda do mandato.
Segundo o MDB, os três parlamentares deverão receber carta de anuência dos respectivos presidentes dos seus partidos no Rio Grande do Norte – no caso, José Agripino Maia (União Brasil) e Ezequiel Ferreira (PSDB).
Caso não recebam o aval, os deputados terão terá de aguardar até março de 2026, quando será aberta a janela partidária – quando parlamentares podem trocar de legenda sem receberem punição.
Histórico
O deputado estadual Ubaldo Fernandes iniciou a carreira política sendo eleito vereador de Natal pela primeira vez nas Eleições 2012, sendo reeleito em 2016. Nos dois mandatos como vereador, ele era filiado ao MDB e foi presidente do diretório municipal do partido. Nas Eleições 2018, chegou à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Em 2022, ele foi reeleito deputado estadual com 34.426 votos.
Bernardo Amorim tem forte atuação política na região Oeste potiguar. Ele foi prefeito por dois mandatos no município de Almino Afonso. Nas Eleições 2018, foi eleito deputado estadual pela primeira vez, obtendo mais de 42 mil votos. Em 2022, foi reeleito, ampliando a votação e obtendo 52.505 votos nas eleições daquele ano.
Adicionar Comentário