Início » Orquestra Potiguar de Clarinetes tem integrantes de Jucurutu selecionados para evento internacional na Coreia do Sul
Jucurutu

Orquestra Potiguar de Clarinetes tem integrantes de Jucurutu selecionados para evento internacional na Coreia do Sul

Compartilhe

A Orquestra Potiguar de Clarinetes (OPC) celebra uma importante conquista internacional com a seleção de dois de seus integrantes, naturais do município de Jucurutu (RN), para representar o grupo em um evento musical na Coreia do Sul. Os músicos João Victor e José Rimele participarão do evento após a aprovação da OPC na etapa de seleção de grupos, que reuniu formações musicais de diferentes países.

Criada em 2008 no âmbito da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Orquestra Potiguar de Clarinetes é um grupo dedicado à performance, formação e difusão da música para instrumentos da família das clarinetas, com a inclusão de percussão. O projeto surgiu como prática de conjunto acadêmica e, ao longo dos anos, consolidou-se como uma referência nacional nessa formação musical específica.

A trajetória dos dois músicos selecionados evidencia a importância das bandas e filarmônicas do interior do estado na formação musical. João Victor e José Rimele iniciaram seus estudos musicais na Filarmônica Francisco Batista dos Santos Lula, em Jucurutu, sob a supervisão do maestro Canindé Senna, espaço fundamental para o desenvolvimento artístico e para a inserção de jovens músicos no universo da música de concerto.

A proposta artística da OPC alia excelência técnica, valorização da música brasileira e compromisso com a formação cultural. Seu repertório prioriza obras de compositores brasileiros, música nordestina — como baião, choro e frevo —, música autoral e MPB, com arranjos e adaptações escritos especialmente para a formação original da orquestra. Além da atuação artística, o grupo desenvolve uma forte ação educativa por meio de concertos didáticos realizados em escolas públicas, instituições filantrópicas e projetos culturais no Rio Grande do Norte.

Com reconhecimento nacional e internacional, a OPC já participou de importantes festivais e encontros de música no Brasil e no exterior, incluindo duas edições do ClarinetFest, considerado o maior evento de clarineta do mundo, realizado em Orlando (EUA), em 2017, e Ostend (Bélgica), em 2018, além de concertos e intercâmbios culturais em cidades europeias.

A seleção dos dois integrantes de Jucurutu para a viagem à Coreia do Sul destaca não apenas o talento individual dos músicos, mas também o alcance social e cultural da Orquestra Potiguar de Clarinetes, que reúne instrumentistas de diferentes regiões do estado e projeta a música potiguar para além das fronteiras nacionais.

A participação no evento internacional representa um marco para o grupo e reafirma seu compromisso com a excelência artística, o intercâmbio cultural e a valorização da produção musical do Rio Grande do Norte no cenário global.

Sobre a Orquestra Potiguar de Clarinetes (OPC)
A Orquestra Potiguar de Clarinetes é coordenada pelos professores Amandy Bandeira e João Paulo, da Escola de Música da UFRN, e atua na promoção da música de concerto, na formação de músicos e na difusão cultural por meio de concertos, projetos educativos e participações em festivais no Brasil e no exterior.

Redação

Na Mira da Notícia é um portal dinâmico e independente que traz os principais acontecimentos do Brasil e do mundo com agilidade, clareza e compromisso com a verdade. Aqui, a informação está sempre no alvo.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário