A Defesa Civil elevou o alerta, prevendo que em algumas regiões a precipitação pode ultrapassar 150mm em 12h
O Rio Grande do Sul está novamente sob alerta de eventos meteorológicos extremos. O governador Eduardo Leite e órgãos de Defesa Civil fazem um apelo urgente para que a população deixe as áreas de risco neste fim de semana. A previsão indica chuvas intensas, com volumes equivalentes ao esperado para um mês inteiro em apenas 12 horas, sobre um solo já encharcado pelas precipitações anteriores.
A partir do fim da tarde deste sábado (28), regiões como a Serra e os Vales devem registrar entre 100 milímetros e 130 milímetros de chuva em apenas 12 horas, o que o governador classificou como “a chuva de um mês inteiro”.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul elevou o alerta, prevendo que em algumas regiões a precipitação pode ultrapassar 150 milímetros em cerca de 12 horas, e até superar os 170 milímetros nos Vales, Serra e Litoral Norte, volumes que excedem a média para todo o mês de junho.
Devido às chuvas das últimas semanas, o solo em muitas áreas já se encontra encharcado. Isso eleva drasticamente o risco de movimentos de massa, como deslizamentos de terra, que são a maior preocupação das autoridades, mais do que as inundações.
Adicionar Comentário