Início » Governo alinha estratégias para implantação da Escola Nacional de Turismo no RN
Destaques

Governo alinha estratégias para implantação da Escola Nacional de Turismo no RN

Compartilhe

Com foco no fortalecimento das políticas públicas de qualificação e desenvolvimento do setor turístico, o Governo do Rio Grande do Norte promoveu, na tarde desta quarta-feira (2), uma reunião estratégica na sede da Governadoria, em Natal.

O encontro teve como objetivo alinhar e consolidar os detalhes do plano de trabalho já enviado ao Ministério do Turismo (MTur), visando à implantação da Escola Nacional de Turismo no RN.

A proposta integra uma política nacional coordenada pelo MTur, que prevê a criação de uma unidade da escola em cada estado brasileiro, com foco na capacitação profissional de trabalhadores do setor. No caso do Rio Grande do Norte, o projeto será distribuído em 11 cursos profissionalizantes, com execução em cinco polos regionais: Natal, Mossoró, Canguaretama, João Câmara e Currais Novos.

Participaram da reunião a governadora Fátima Bezerra, a secretária de Turismo Marina Marinho, representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), da FUNCERN (Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN) e da equipe técnica responsável pela elaboração do plano.

“O turismo é uma das principais forças econômicas do nosso estado, e não existe turismo forte sem gente preparada, valorizada e incluída. Essa reunião é mais um passo importante no nosso compromisso de levar educação, qualificação e oportunidade para todo o Rio Grande do Norte. A Escola Nacional de Turismo é uma política de inclusão e desenvolvimento regional que precisa sair do papel com o protagonismo do nosso estado”, afirmou a governadora Fátima Bezerra durante o encontro.

Com um investimento previsto de R$ 7,5 milhões, a proposta potiguar aposta em um modelo de descentralização que garante capilaridade e inclusão. O plano prevê que parte dos recursos seja executada por meio da FUNCERN, enquanto outra parte será descentralizada diretamente ao IFRN, responsável pela coordenação pedagógica e formativa.

O reitor do IFRN, José Arnóbio de Araújo Filho, disse que o projeto pode atender mais de 4 mil estudantes. “E o mais importante é uma capacitação gratuita, pois temos um passivo muito grande na formação na área do turismo. E a nossa perspectiva é que a gente possa reverter esse histórico negativo”, disse.

Redação

Na Mira da Notícia é um portal dinâmico e independente que traz os principais acontecimentos do Brasil e do mundo com agilidade, clareza e compromisso com a verdade. Aqui, a informação está sempre no alvo.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário