Início » MPRN realiza evento sobre diversidade e inclusão em Jucurutu
Destaques

MPRN realiza evento sobre diversidade e inclusão em Jucurutu

Compartilhe

O respeito à diversidade nasce de iniciativas de educação. Por isso, o Ministério Público do Rio Grande do Norte promoveu um evento sob a perspectiva “Diversidade, Respeito e Inclusão: um letramento LGBTQIAPN+”. A iniciativa ocorreu  em Jucurutu, nesta sexta-feira (4), e foi direcionada para servidores da educação, saúde e assistência social da cidade.

A iniciativa lança na pauta pública implicações da falta de conhecimento para o público LGBTQIAPN+ que acaba ocasionando a negação de direitos básicos. O encontro teve como objetivo capacitar o atendimento básico de saúde, educação e assistência, abordando as diversidades da comunidade LGBTQIAPN+ na garantia de direitos fundamentais e prevenção de violência por questões de gênero.

“Tivemos um encontro no posto de saúde da cidade em que a própria equipe nos falou sobre barreiras de acesso dessa população aos serviços básicos. Uma paciente trans por exemplo descobriu que tinha direito ao tratamento hormonal e relatou que ela e as amigas faziam automedicação, o que é um risco”, relata a promotora de Justiça Beatriz Oliveira, titular da Promotoria de Jucurutu.

O conteúdo da capacitação foi apresentado pelo médico Gustavo Augusto, pelo doutor em Linguística e escritor LGBTQIAPN+, Samuel Lima, e pela psicóloga clínica, sexóloga e terapeuta sexual, especialista em saúde LGBTQIAPN+, Alessandra Maia. Entre as principais temáticas abordadas está o letramento de gênero e sexualidade; aspectos práticos do atendimento na saúde básica; e as implicações cotidianas da homofobia nos ambientes profissional e escolar foram os temas a serem abordados pelos palestrantes.

O professor e escritor Samuel Lima, autor do livro “coisa de Viado”, trouxe crônicas da vida escolar de criança e adolescente do ensino fundamental e médio em um ambiente homofóbico. A narrativa emocionou o público e foi seguida de rica discussão pelos profissionais de educação.

“O público agradeceu ao Ministério Público por não ser só uma instituição que que bate na porta para cobrar, mas que pega na mão para buscar um caminho. Gratidão ao apoio do IFRN Campus Jucurutu e aos palestrantes que preparam um conteúdo rico com muita generosidade. A Prefeitura de Jucurutu também foi um importante parceira nessa construção, se mostrando aberta à pauta desde a proposta de realização do evento até a decisão de abraçar as questões levantadas nas políticas públicas da cidade” ressaltou a promotora Beatriz Oliveira.

A promotora celebrou o evento registrando não só a adesão presencial, mas a participação ativa dos presentes que se engajaram em dinâmicas e apresentaram medidas para melhorar a prestação dos serviços, bem como incluir a questão nas discussões de políticas públicas.

Compromisso na defesa dos direitos dos grupos vulneráveis

No evento, a Promotoria de Justiça apresentou ainda uma cartilha elaborada pela Comissão Permanente de Diversidade e Igualdade Racial em conjunto com Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Cidadania, Criminal e Saúde. O material busca efetivar direitos previstos quanto às temáticas de direitos de LGBTQIAPN+.

O documento explica como a sigla foi construída pela própria comunidade para maior representatividade. As letras correspondem a Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queer, Intersexuais, Assexuais, Pansexuais, Não-binários, e o “+” engloba outras identidades de gênero.

MPRN

Redação

Na Mira da Notícia é um portal dinâmico e independente que traz os principais acontecimentos do Brasil e do mundo com agilidade, clareza e compromisso com a verdade. Aqui, a informação está sempre no alvo.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário